Senado aprova PL de igualdade salarial. Vitória

Agora, o texto segue para sanção presidencial. A norma é válida para todos os trabalhadores regidos pelo modelo de CLT. Importante lembrar que as mulheres recebem, em média, 21% a menos do que os homens

Uma grande conquista na luta por direitos iguais. O Senado aprovou o PL (Projeto de Lei) 1085/23, que garante o pagamento de salários iguais para homens e mulheres que exercem a mesma função. Agora, o texto segue para sanção presidencial. 


O projeto, da deputada Jack Rocha (PT-ES), estabelece mecanismos de transparência e remuneração que devem ser seguidos pelas empresas. A norma é válida para quem trabalha no modelo de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). 


A iniciativa faz parte do pacote de medidas lançadas pelo presidente Lula que abrangem mercado de trabalho, assistência social e segurança de vítimas de violência. Um importante passo para combater a desigualdade. 


Importante lembrar que, atualmente, as mulheres brasileiras recebem em média 21% a menos do que os homens e, apesar de representarem 44% do total da força de trabalho no país, são a maioria entre os desempregados, chegando ao percentual de 55%, segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos).