SBBA luta pela inclusão dos aposentados do Baneb ao Planserv
Para discutir sobre o PL que tramita na Alba e visa assegurar a inclusão dos aposentados no plano, o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, e a Comissão estiveram em reunião no gabinete do deputado Paulo Rangel, nesta segunda
Por Renata Andrade
O Sindicato dos Bancários da Bahia, junto à Comissão dos Aposentados do Baneb, tem batalhado para garantir aos antigos trabalhadores do banco o direito ao Planserv. Para discutir sobre o Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado e visa assegurar a inclusão dos aposentados no plano de saúde, o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, e a Comissão estiveram em reunião no gabinete do deputado Paulo Rangel, nesta segunda-feira (18/09).
Originalmente, o PL tinha sido apresentado pelo ex-deputado Marcelino Galo, mas a matéria foi arquivada e desarquivada agora com a apresentação de novo projeto, protocolado novamente na semana passada, através de Paulo Rangel. O deputado se comprometeu em lutar ao lado da categoria pela aprovação da matéria.
Augusto Vasconcelos ressaltou que é importante aprovar o projeto, pois tem o objetivo de corrigir uma injustiça histórica, sobretudo porque os bancários do Baneb contribuíram muito para o desenvolvimento da Bahia. “Em razão de uma privatização mal sucedida, os trabalhadores foram excluídos de uma série de direitos e um deles é o plano de saúde. O Bradesco ao longo do tempo deixou de honrar o compromisso em patrocinar a Casseb. Isso provocou aumento significativo dos valores do plano de saúde, tornando insustentável a manutenção”.
O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia ainda lembrou que a entidade conseguiu há um tempo a inclusão dos aposentados da Desenbahia em uma luta vitoriosa. Agora, o SBBA batalha em defesa dos aposentados do Baneb para garantir que os trabalhadores tenham oportunidade de acessar o plano de saúde destinado aos servidores e empregados públicos do Estado.
Na tentativa de solucionar o problema, o Sindicato já realizou audiências, assembleias e reuniões, inclusive com o Planserv, com o presidente da Alba, Adolfo Menezes, e com o líder do governo na Assembleia, o deputado Rosemberg Pinto. É fundamental que a categoria mantenha a mobilização.