Bancos precisam agir no combate ao “golpe do 0800”

O golpe do 0800 compreende ainda quando a vítima recebe o contato de criminosos se passando por funcionários de bancos ou uma mensagem de texto/ligação para informar sobre compras suspeitas.

Por Ana Beatriz Leal

Todo mundo já passou pela situação ou conhece alguém que o celular toca, quando atende, a chamada cai logo. São as "robocalls". A Anatel lançou recentemente um sistema junto com a operadoras de telefonia para reduzir os riscos de fraudes financeiras. Os bancos deveriam colaborar. Mas, dos 10 maiores em número de clientes, apenas três confirmaram adesão.

 

Somente Bradesco, Santander e Banco do Brasil disseram que vão aderir à Origem Verificada. O sistema é gratuito para o consumidor e não requer a instalação de nenhum aplicativo. No entanto, é necessário que as empresas que fazem ligações contratem a ferramenta, junto às operadoras.

 

O golpe do 0800 compreende ainda quando a vítima recebe o contato de criminosos se passando por funcionários de bancos ou uma mensagem de texto/ligação para informar sobre compras suspeitas. Depois, pedem confirmação de uma falsa central telefônica.    

 

A falta de colaboração dos bancos reflete a importância que dão aos clientes, que pagam taxas e tarifas elevadas e ajudam a aumentar a lucratividade das empresas. Este é o “muito obrigado” que recebem.