Avanço no combate à fome e ao desperdício
O presidente Lula deve sancionar nos próximos dias o PL, aprovada pela Câmara, que estabelece diretrizes para a doação segura de alimentos, inclusive preparados ou in natura, a bancos de alimentos, instituições e diretamente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Por Ana Beatriz Leal
A Câmara dos Deputados aprovou o PL 2874/19, de autoria do Senado, que cria a Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos. A proposta, que segue para sanção do presidente Lula, estabelece diretrizes para a doação segura de alimentos, inclusive preparados ou in natura, a bancos de alimentos, instituições e diretamente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Além de garantir segurança alimentar, o projeto também prevê incentivos fiscais, criação do Selo Doador de Alimentos, capacitação da cadeia produtiva, reaproveitamento sustentável dos alimentos impróprios e campanhas de educação alimentar.
Em tempos de reconstrução democrática e de fortalecimento do papel social do Estado, iniciativas como esta reforçam a luta por um país mais justo, solidário e com comida no prato de todos.