Exposição, quinta, lembra greve na Caixa

Em 1985, a luta por direitos e reconhecimento uniu os empregados do banco em um movimento nacional inédito.

Por Rose Lima

No dia 30 de outubro, uma das maiores conquistas da história dos empregados da Caixa completa 40 anos. A jornada de 6 horas. Para marcar o momento histórico, o Sindicato realiza uma exposição especial com fotos, memórias e homenagens. O evento começa às 17h30, na sede na entidade e vai contar com música ao vivo.

 


Em 1985, a luta por direitos e reconhecimento uniu os empregados do banco em um movimento nacional inédito. Durante 24 horas, 100% dos trabalhadores, até então chamados de economiários, cruzou os braços na famosa “greve das 6 horas”. 

 


A mobilização garantiu conquistas fundamentais, como o reconhecimento como bancários, o direito à sindicalização e, claro, a jornada de trabalho reduzida, um passo essencial para a valorização do trabalho, da saúde e da qualidade de vida dos empregados.

 


Importante destacar que a greve das 6 horas nasceu em um cenário nacional marcado pela redemocratização, com o país deixando para trás duas décadas de ditadura civil-militar (1964/1985). O movimento se conectou com a efervescência social daquele período e se transformou em símbolo de resistência.