Censo da Diversidade segue até quinta-feira
Os dados coletados são fundamentais para que o movimento sindical conheça melhor a realidade da categoria e fortaleça as pautas de igualdade de oportunidades nas próximas negociações.
Por Rose Lima
O 4º Censo da Diversidade no setor bancário está chegando ao fim. O prazo para os trabalhadores responderem termina na quinta-feira, 30 de outubro. A pesquisa tem objetivo de traçar um retrato fiel da categoria e contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.
É rápido e fácil participar. Basta acessar o link ou QR Code disponível na intranet do banco. O levantamento é realizado pelo Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades) e abrange 405 mil empregados CLT e 5 mil estagiários e aprendizes de 35 instituições financeiras, o que representa 93% da força de trabalho do setor.
Os dados coletados são fundamentais para que o movimento sindical conheça melhor a realidade da categoria e fortaleça as pautas de igualdade de oportunidades nas próximas negociações. As edições anteriores do Censo, realizadas em 2008, 2014 e 2019, já haviam apontado desigualdades salariais e de acesso a cargos de liderança entre mulheres, pessoas negras, com deficiência e LGBTQIA+, subsidiando importantes avanços nas mesas de negociação.