Produção nacional avança acima da média
O avanço industrial sinaliza um caminho possível: desenvolvimento com fortalecimento do mercado interno e geração de empregos.
Por Julia Portela
Em 2025, sete estados brasileiros registraram crescimento da produção industrial acima da média nacional. Destaque para Rio de Janeiro (5%) e Espírito Santo (10%). O resultado mostra que, quando há compromisso com o desenvolvimento, a indústria responde, gera empregos e fortalece a economia.
Na comparação com 2024, a indústria brasileira avançou 0,6%, contribuindo diretamente para a expansão do PIB (Produto Interno Bruto). O dado reafirma que o crescimento econômico passa pelo investimento público estratégico e pela retomada do papel do Estado como indutor do desenvolvimento, rompendo com anos de desmonte e enfraquecimento do setor produtivo.
O avanço industrial sinaliza um caminho possível: desenvolvimento com fortalecimento do mercado interno e geração de empregos. A reconstrução econômica exige soberania, planejamento e compromisso com a classe trabalhadora, elementos centrais para consolidar um projeto nacional de enfrentamento às desigualdades.
