Sindicato cobra solução do INSS para bancários 

Um dos problemas mais graves apontados foi a falha no sistema do INSS em reconhecer o tempo de serviço posterior à reintegração dos bancários.

Por Julia Portela

Diretores do Sindicato e da Federação da Bahia e Sergipe se reuniram com o gerente executivo do INSS em Salvador, Ygor de Jesus Sousa, na última quarta-feira, para tratar dos sérios problemas enfrentados pelos bancários na concessão de benefícios por incapacidade.

 

O SBBA tem recebido uma série de denúncias sobre dificuldades junto ao INSS, principalmente devido a falhas nos sistemas de análise e concessão dos direitos previdenciários. Um ofício foi entregue durante o encontro, listando os principais entraves. Ygor de Jesus se comprometeu em analisar o documento e manter o diálogo aberto, com novas reuniões.

 

Um dos problemas mais graves apontados foi a falha no sistema do INSS em reconhecer o tempo de serviço posterior à reintegração dos bancários. A distorção leva ao indeferimento de benefícios, sob a falsa alegação de que o trabalhador não possui qualidade de segurado, mais uma consequência do desmonte da máquina pública promovido por políticas neoliberais.

 

Enquanto o problema não é resolvido, o Sindicato orienta que os bancários afetados entrem com pedido de revisão administrativa e procurem o Departamento Jurídico da entidade. Participaram da reunião o diretor de Saúde do Sindicato, Célio Pereira de Jesus, o diretor da Secretaria de Saúde do Trabalhador da Federação, Alan Gomes, além da advogada Angela Mascarenhas e a médica do trabalho Suerda Fortaleza.