Idosos estão suscetíveis à depressão, mas são invisibilizados

A falta de percepção sobre a doença não é apenas por parte do paciente, médicos também tendem a associar os sintomas ao cansaço da idade e à mudança de ritmo natural do corpo, fato que não é totalmente errôneo, entretanto, assim como em outras fases da vida, todas as possibilidades devem ser consideradas no momento do diagnóstico.

Por Itana Oliveira

Quando o assunto é doença, a terceira idade costuma ser relacionada apenas a problemas físicos. No entanto, a depressão pode atingir idosos de qualquer faixa etária, em grande parte das vezes, segundo o especialista Pascal Schlechter, do Instituto de Psicologia da Universidade de Münster, Alemanha, os sintomas são associados ao cansaço da fase senil e raramente a problemas psicológicos, apesar de o grupo estar mais vulnerável e, por vezes, excluído socialmente.

 

Segundo o estudioso, a falta de percepção sobre a doença não é apenas por parte do paciente, médicos também tendem a associar os sintomas ao cansaço da idade e à mudança de ritmo natural do corpo, fato que não é totalmente errôneo, entretanto, assim como em outras fases da vida, todas as possibilidades devem ser consideradas no momento do diagnóstico.

 

Pascal Schlechter realizou estudo no Reino Unido sobre o desenvolvimento de sintomas depressivos em idosos. Foram analisadas 11 mil pessoas ao longo de 16 anos. A pesquisa identificou os mesmos sintomas em adultos mais velhos e mais jovens, revelando que a depressão não tem idade, nem critérios definidos para acontecer. A apatia, em qualquer fase da vida, deve ser investigada de forma minuciosa. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de sucesso no tratamento. Mente é saúde.