UFBA e SBBA, juntos pela memória
A próxima reunião entre o SBBA e UFBA já tem data marcada. O Sindicato reforça a tradição de estar à frente das causas sociais e se reafirma como referência entre os movimentos dos trabalhadores da América Latina.
Por Camilly Oliveira
A próxima reunião entre o Sindicato dos Bancários da Bahia e a UFBA (Universidade Federal da Bahia) já tem data marcada, será no próximo dia 30. O encontro dará sequência ao diálogo iniciado em abril entre o SBBA e o reitor da Universidade, Paulo César Miguez de Oliveira, que avançou no debate sobre o futuro do Centro de Documentação e Memória Bancária Raymundo Reis, espaço estratégico para preservar a trajetória da categoria e do movimento sindical.
Na reunião desta terça-feira com o arquivista, Gillian de Queiroga Lima, o SBBA apresentou as diretrizes para o acervo, enquanto a UFBA expôs a experiência na área de conservação e acesso à informação. O próximo passo será a convocação de professores especializados que visitarão o centro no dia 30 e farão um diagnóstico técnico para viabilizar a parceria.
Ao assumir a dianteira de mais esta iniciativa, o SBBA reforça a tradição de estar à frente das causas sociais e se reafirma como referência entre os movimentos dos trabalhadores da América Latina. Preservar a memória é um ato político contra o esquecimento e a distorção da história.