Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

INELUTÁVEL
Sem entrar no mérito da conveniência eleitoral da declaração, Lula está certíssimo quando diz que terceira via é “invenção” dos partidos “sem candidato” e que só existem dois lados: democracia e neofascismo. Conjuntura altamente polarizada. Hora de tomar partido. Desta vez não há como alegar que desconhecia o grau da monstruosidade. É civilidade ou negacionismo.

 

REPETIÇÃO
A Física oferece um bom argumento para derrubar a farsa da terceira via. Quando o peso se concentra demais nos pólos, com oscilações, o que está no meio sempre é empurrado para as extremidades. A direita perfumada sabe disso, mas receia o negacionismo de Bolsonaro e, como também detesta povo, teme a volta de Lula. A agenda ultraliberal pode uni-los de novo.

 

PATRIOTAS
Como foi muito “bem tratado” e não tem do que se queixar, Bolsonaro vai manter Augusto Aras na PGR. É óbvio. E para piorar a infelicidade geral da nação, tende a emplacar no STF o nome de André Mendonça, que na AGU e como ministro também só se preocupou em proteger e agradar o presidente. Exemplos de “patriotismo” dos “homens de bem” bolsonaristas.

 

DELETÉRIOS
Cabe ao Senado decidir se Augusto Aras continua na PGR e a indicação de André Mendonça para o STF. Duas questões aparentemente pontuais que, em uma conjuntura tão radicalizada, com certeza farão muita diferença na correlação de forças entre a democracia e o neofascismo bolsonarista, no plano institucional. Ambos devem ser aprovados. Infelizmente.

 

REFLEXOS
O grau de mobilização a ser registrado na quarta manifestação pelo Fora Bolsonaro, sábado, em todo o Brasil, apontará os reflexos dos escândalos descobertos pela CPI da Covid e o internamento dramático na popularidade do presidente. A pressão das ruas é ótima, pois ajuda muito a dividir ainda mais as elites que dão sustentação ao governo. Maximiza o isolamento.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE