Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

COERÊNCIA

Para o Brasil, que defende a paz, o voto na ONU em favor da retirada das tropas russas do território ucraniano reafirma a posição do governo Lula de concentrar esforços, em nível mundial, pelo fim da guerra. Coerentemente, condena a invasão, mas também rejeita as sanções contra a Rússia e o envio de ajuda militar para a Ucrânia.

 

JUSTAMENTE

Goste ou não a caserna, pelas leis brasileiras, que as Forças Armadas têm a obrigação de respeitar, cabe ao STF a tarefa de julgar policiais do Exército, Marinha, Aeronáutica e também da PM-DF envolvidos nos atos terroristas do dia 8 de janeiro, em Brasília. Legalmente, a Justiça militar existe para julgar crimes militares e não de militares.

 

LEGALIDADE

Nenhum problema de o comandante do Exército, general Tomás Paiva, ter dito, três dias antes de assumir o cargo, que a eleição de Lula foi “indesejada”, mas “infelizmente aconteceu”. Sinal de que ele compreende o direito de o militar ter preferências políticas e eleitorais, mas também o dever de respeitar o resultado das urnas e obedecer a legalidade.

 

VIOLÊNCIA

Os dados sobre as 50 cidades mais violentas do mundo reforçam a necessidade de o Brasil incluir a segurança pública como prioridade, urgentemente, pois 14 são brasileiras (28%), das quais 10 no Nordeste - três estão na Bahia -, três no Norte e uma no Sudeste. Preocupante.

 

SAUDÁVEL

Um detalhe interessante no Grupo de Trabalho formado para construir o projeto de valorização do salário mínimo é a participação apenas de representantes do governo e das centrais sindicais, sem a inclusão do patronato, que só se preocupa em aumentar os lucros. Justamente por isto a tendência é o GT produzir uma proposta saudável para a sociedade.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE