Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

PROBLEMA
Controvérsias, polêmicas e críticas à pretensão de Lula de liberar a exploração de petróleo no litoral da Amazônia. O Ibama vetou, alegando impactos ambientais nefastos, e agora o presidente desprezar a decisão pode gerar crise interna no governo, principalmente com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede), e briga ferrenha com os ambientalistas.

 

CERRADO
A Agência Pública retrata, através de dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o avanço irresponsável e criminoso do desmatamento do cerrado com autorizações estaduais. A pior situação está na Bahia. Do ponto de vista ambiental, Rui Costa é considerado um dos piores governadores. Que Jerônimo Rodrigues não siga o mesmo caminho.

 

INUMANIDADE
O ex-deputado José Genoíno toca em uma questão relevante, ao lembrar que é importante defender a democracia, mas não se pode perder de vista a luta política contra o “credo neoliberal”. Isto mesmo, as ameaças golpistas, o terrorismo de janeiro, os cortes de direitos, as mortes na pandemia, a Lava Jato, Bolsonaro e outros males são da natureza da agenda ultraliberal.

 

DIALETICAMENTE
Complexidade e contradições. O presidente do PCO, Rui Pimenta, diz que a prioridade deve ser o bolso do trabalhador. O jornalista Breno Altman afirma que o povo votou para Lula mudar a política econômica. Estão corretos. Agora, como mostra Frei Betto, em excelente artigo, “políticas sociais não mudam a cabeça do povo”. ´É preciso ir além, política e dialeticamente.

 

CURIOSO
Merece repeteco a declaração do ministro Gilmar Mendes, do STF, sobre a Lava Jato e a criminosa República de Curitiba: "O Brasil produziu um ser bastante curioso: o combatente da corrupção que gosta muito de dinheiro". O advogado Tacla Duran diz ter prova de que pagou propina por proteção. Gilmar defende investigação sobre o enriquecimento de Moro e Dallgnol. 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE