COLUNA SAQUE
VALOR HISTÓRICO
De grande significado para a História, para a geopolítica atual, o Brics e a multipolaridade, a presença de Lula em Moscou, ao lado de lideranças globais como Putin e Xi Jinping, para comemorar o 9 de maio, Dia da Vitória sobre o fascinazismo, a mesma ideologia macabra que hoje volta a assombrar o mundo e a humanidade com Trump, Bolsonaro, Milei e outros da mesma laia.
MESMO DESTINO
Como esperado, a 1ª Turma do STF aceitou denúncia da PGR contra mais sete envolvidos nas conspirações para golpe de Estado. É o núcleo 4, que inclui cinco militares, um PF e um civil, responsáveis por desinformações golpistas. A previsão é de que, assim como os demais já tornados réus, sejam condenados e presos, principalmente Bolsonaro. Para o bem da democracia.
VERGONHA NACIONAL
Mais uma podridão legislativa, a Câmara elevar de 513 para 531 - mais 18 - o número de cadeiras na casa. O Senado tem o dever de rejeitar tamanho descaramento, aprovado com votos da direita e da esquerda, em resposta à determinação do STF para as vagas obedecerem o Censo do IBGE de 2022. Por esta e outras, os políticos são tão desprezados pela sociedade.
MUITA IMORALIDADE
Além da elevação nas despesas em cerca de R$ 65 milhões por ano, leia-se dinheiro do contribuinte, o aumento de cadeiras na Câmara Federal provocará também o crescimento no número de deputados estaduais, em efeito cascata, como determina a lei na definição de assentos nas assembleias legislativas. Uma imoralidade inaceitável. Triste Brasil.
EFEITO LULA
Invejosos e mentirosos como são, não surpreende os bolsonaristas espalharem fake news de que a ONU é organização comunista, pelo fato de o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) ter elevado em cinco posições o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Brasil, agora em 0,786, considerado alto. Avanços na saúde e renda. Efeito Lula, claro.