Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

REALIDADE
As frações das esquerdas que criticam o novo arcabouço fiscal aprovado na Câmara, sob a alegação de favorecer mais o mercado do que as políticas sociais, não levam em conta a maioria ultraconservadora do Congresso e desprezam o fato de as novas regras serem bem melhores do que o infame teto de gastos de Temer e Bolsonaro. É o possível para o momento.

 

LOUVÁVEL
A redução dos impostos para baixar os preços de carros novos com valores até R$ 120 mil é uma medida louvável do governo. Além de incentivar a indústria automobilística, gerar emprego e renda, serve para isolar ainda mais o bolsonarista Roberto Campos Neto, presidente do BC, e aumentar a pressão para a queda dos juros no Brasil, os mais altos do mundo.

 

CERCO
A estratégia do governo, de mobilizar poderosos setores da economia, está encurralando o presidente do Banco Central, Campos Neto, que insiste em manter a Selic em absurdos 13,75%. “Penso que tudo concorre para uma redução da taxa de juros no Brasil. A pergunta agora não é se vai cair, mas quando”, diz o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O cerco se fecha.

 

ESPERANÇA
“A gente não pode se assustar com a política”, disse Lula diante do alvoroço nos setores progressistas com as mudanças na reforma administrativa que esvaziam os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. Deu esperança de que pode reverter nos plenários da Câmara e do Senado. Pois é, quando ele não se mete para resolver, a articulação política fracassa.

 

CONDENAÇÃO
Que a decisão da Justiça Federal no Rio Grande do Sul, de condenar o grupo ultradireitista “Médicos pela Vida” - o nome é um escárnio - por propagar o uso de medicamentos como cloroquina e outros, sem eficácia científica comprovada para o combate da Covid, sirva como base para a condenação também do ex-presidente do Conselho Federal de Medicina, Mauro Ribeiro.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE