COLUNA SAQUE
SERIA ÓTIMO
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se irritou com um quadro da artista Marília Scarabello, no qual ele aparece jogado em uma lata de lixo, ao lado da senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e do ex-ministro Paulo Guedes, em exposição patrocinada pela Caixa. Sem hipocrisia, seria o melhor destino para os três. O Brasil e os brasileiros só teriam a ganhar.
FRENTE COALHADA
Se o general deputado Eduardo Pazuello (PL-RJ), como presidente da tal Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras, coalhada de bolsonarista, repetir o desempenho que teve como ministro da Saúde de Bolsonaro, quando milhares de pessoas morreram à mingua na pandemia, a petrolífera brasileira terá um triste fim. Na vice, Washington Quaquá (PT-RJ). Este PT do Rio...
UMA INJUSTIÇA
Ultimamente, o STF foi e tem sido decisivo na preservação da democracia, diante das investidas golpistas da extrema direita. Mas, no plano econômico ainda deixa muito a desejar na proteção dos mais necessitados, como mostra a decisão tomada agora, de permitir que os bancos retomem imóveis de devedores sem precisar recorrer à Justiça. Endossou a injustiça.
NO ESQUECIMENTO
No dia 17 de novembro o assassinato da líder quilombola Mãe Bernadete completa três meses sem que a polícia baiana tenha revelado os mandantes. Apresentou uns supostos executores e nunca mais deu notícia sobre o caso. Como dizia o grande poeta Gregório de Matos: “Triste Bahia, ó quão dessemelhante”. Ontem e hoje. Na segurança pública então..., melhor calar.
LIMPEZA RACIAL
“A mídia corporativa hegemônica no Ocidente se obriga a seguir a narrativa oficial de Telavive e Washington, de que Israel está em guerra com o Hamas, não com os palestinos, e que suas bombas não visam os civis, só os ‘terroristas’. Na verdade, o que está na ordem do dia é uma estratégia de limpeza racial contra o povo palestino”.