Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

CONTINUE ASSIM
É histórico que as elites nativas só praticam a democracia quando é conveniente, com certeza a mobilização pela legalidade não pode baixar a guarda, anistia é mais um golpe, no entanto, também é fato o avanço político, civilizatório, com as prisões e condenações de golpistas, inclusive militares e empresários. Se continuar assim..., melhor dos mundos.

 

OUTRA HISTÓRIA
Internamente, a resistência democrática, que reúne diferentes forças políticas e ideológicas, foi fundamental para neutralizar a intentona golpista e continua sendo. Mas, há de se reconhecer que, externamente, a posição dos EUA, de Biden, contra o golpe, inibiu as elites belicosas, especialmente a caserna, sempre fiel ao império. Se Trump tivesse sido reeleito...

 

TIVERAM JUÍZO
Ao que parece, realmente os ex-comandantes do Exército, general Freire Gomes, e da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Júnior, rejeitaram o plano golpista apresentado por Bolsonaro. Agora, é bom lembrar que todos os três, mais o da Marinha, almirante Almir Garnier, foram advertidos pelos EUA que golpe não seria tolerado e o resultado das urnas tinha de ser respeitado.

 

COM FUNDAMENTO
Observações de dois competentes atores políticos que merecem atenção. O jornalista estadunidense Brian Mier diz que se Trump voltar à presidência dos EUA o Brasil amargará nova tentativa de golpe. O jurista Alysson Mascaro afirma que crescimento econômico sem viés ideológico tem “efeito residual”. Verdade, deixa a nação vulnerável às armadilhas da direita.

 

NA INVOLUÇÃO
Para quem conhece a origem, nenhuma novidade no papel de linha auxiliar da extrema direita que Ciro Gomes (PDT) tem feito ultimamente, ao ponto de se aliar aos bolsonaristas nos ataques ao governo Lula. Afinal, ele vem da divisão de base da antiga Arena, PDS, PFL, Democratas, atualmente União Brasil. Em seguida evoluiu politicamente, mas agora retrocedeu de novo.

 

Relacionadas