Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

CARÃO PÚBLICO
Já que não vai demitir, Lula deveria pelo menos dar um carão público no ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, pelas asneiras que falou e reafirmar para o Brasil que a pacificação só é possível com o cumprimento das leis, com a punição dos que cometem crimes, especialmente contra a democracia. A impunidade fomenta a cultura golpista.

 

SÉRIA DÚVIDA
A absurda posição do ministro José Múcio, da Defesa, de negar o plano para golpe de Estado que gerou o 8 de janeiro e ainda pedir anistia para os conspiradores levanta séria dúvida: trata-se de opinião pessoal ou ele expressou o pensamento majoritário na caserna? Publicamente, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, tem defendido a legalidade.

 

JUSTA PRISÃO
Além de punição exemplar em casos macros, como no terror golpista do 8 de janeiro, a afirmação do Estado democrático de direito também se faz, por exemplo, com a condenação do policial penal Jorge Guaranhos, que em 2022 matou o guarda municipal Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu (PR), apenas porque a vítima era petista. O julgamento começou ontem. Merece cadeia.

 

CRIMINOSA IDEIA
Em um Congresso dominado por excrescências como as bancadas da bala, do boi, da bíblia e agora também das big techs, as quais só usam o Legislativo para operações lesa-pátria, à custa do sofrimento do povo, da precarização da democracia e da destruição do meio ambiente, semipresidencialismo é entregar o Brasil de vez à sanha de grupos criminosos com CPF e CNPJ.

 

VAI OBSTRUIR?
O presidente da Câmara não deveria, mas pode ser reacionário e até apoiar, com limites, evidentemente, o projeto de poder da extrema direita, como fez agora ao receber, a portas fechadas, a mulher de um golpista preso. O que Hugo Motta (PR-PB) não tem direito é usar o cargo, a institucionalidade, para dificultar o cumprimento da lei. Aí é crime de obstrução da Justiça.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE