Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

SOBERANIA, SEMPRE

Do ponto de vista da dura disputa que a democracia social trava com o projeto ultraliberal, a civilidade com a barbárie, e sem dúvida a eleição presidencial do próximo ano é fundamental, muito pior do que desemprego, recessão e a investida da mídia corporativa é o governo Lula abrir mão da soberania nacional. Se igualaria ao entreguismo da súcia bolsonarista.

 

 

SERIA MORTAL

Com exceção dos quatro anos da tragédia Bolsonaro (2019-2022), o Brasil sempre respeitou a soberania das nações e apostou na diplomacia para solucionar conflitos de interesse, como agora, no tarifaço de Trump. Porém, estar aberto ao entendimento não significa, de modo algum, ceder às imposições dos EUA. Seria a sentença de morte da democracia social.

 

 

PAGANDO DÍVIDAS

Apesar das ameaças de Trump e do apoio lesa-pátria dos bolsonaristas, o julgamento da trama golpista segue normalmente no STF, deixando Bolsonaro e demais réus mais próximos da cadeia. Se o Supremo tivesse punido os crimes da Lava Jato, impedido a farsa do impeachment e a prisão ilegal de Lula, a extrema direita não teria se criado no Brasil.

 

 

NÃO FALHOU

No Estado democrático de direito, a mentira tem um custo alto. Mistura de fanatismo religioso com improbidade administrativa, o ex-procurador federal Deltan Dallagnol, que junto com Moro protagonizou os crimes da Lava Jato, está condenado a pagar indenização de R$ 135 mil a Lula pela fake news do powerpoint de 2016. “A Justiça tarda, mas não falha”. Às vezes.

 

 

ATITUDES CONTAM

Como dizem os sábios, mais do que palavras, o que conta mesmo são as atitudes. Pois bem, pela segunda vez o presidente Lula retira o Brasil do Mapa da Fome, com exitosas políticas públicas, e mostra que, bem além do voto livre, a democracia social prioriza a redução da pobreza e das desigualdades. Enquanto isto, os bolsonaristas lambem as botas de Trump.

 

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE