COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
NA DOR
O presidente da Câmara está comprovando, na dor, que o povo na rua derrota o golpismo. Um dos principais alvos dos protestos que reuniu multidões, Brasil afora, por ter aprovado a PEC da bandidagem e urgência para anistia aos golpistas, Hugo Motta (PR-PB) amarelou e foi forçado a pautar para quarta-feira a isenção do IR para até R$ 5 mil/mês. Está bem desgastado.
ODEIAM POBRE
A tremenda má vontade da maioria da Câmara em colocar em votação o projeto que isenta do IR ganhos até R$ 5 mil por mês parte dos mesmos que se opõem à taxação dos super-ricos, brigam por anistia aos golpistas, querem estar acima da lei e detestam pobre. Resumindo, as bancadas da bala, do boi e da bíblia, os bolsonaristas, Tarcísio, o Centrão, Motta e companhia.
MAIS PRESSÃO
As fortes mobilizações populares de domingo passado, em todo o Brasil, precisam servir de estímulo aos movimentos sociais para manter a pegada de levar o povo de volta às ruas, meio mais eficaz para neutralizar o fascinazismo da extrema direita e ajudar na reeleição da democracia social. A luta institucional é muito importante, mas a política é decisiva.
TUDO MUDOU
A vida cobra. Em 2018, após eleito presidente e se achando todo poderoso, “imbrochável”, como costumava dizer, Bolsonaro desejou que Lula, preso sem provas por Moro, “apodrecesse na cadeia”. Em pouco tempo tudo mudou, radicalmente. Hoje, Lula é um dos maiores líderes do Brics e brilha na ONU, enquanto Bolsonaro chora para não ser engaiolado na Papuda.
CAMINHA BEM
A extrema direita é violenta, traiçoeira, só respeita as regras quando convém, por isto todo cuidado é pouco. Mas, a realidade aponta uma correlação de forças favorável à democracia social, nos planos político e eleitoral. O desemprego caiu para 5,6%, o poder de compra subiu, as políticas sociais têm aliviado a vida de milhões de brasileiros e Lula lidera todas as pesquisas.