COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
PELO CONTRÁRIO
Ignorância ou má fé, comparar, como fazem as fake news bolsonaristas, a anistia de 1979 com o projeto de agora. Uma concedeu perdão a brasileiros que, encurralados pelos sequestros, tortura e mortes da ditadura (1964-1985), recorreram a atos extremos, enquanto o que se pretende agora é deixar na impunidade quem atentou contra a democracia para implantar outra ditadura.
PELA CONSTITUIÇÃO
Ótimo, o ministro Edson Fachin, empossado hoje presidente do STF, ter rejeitado festa e prometer uma gestão mais colegiada, menos personalista. Quanto à anunciada “redução do protagonismo político”, vale destacar que em uma conjuntura de ataques golpistas da extrema direita, o Supremo tem obrigação de agir para garantir os preceitos constitucionais. Pela democracia.
SEMPRE MENTINDO
Assistir, diária e massivamente, na TV aberta e fechada, a propaganda da nova dupla sertaneja, Bradesco & Agro, “Michel e Joel”, como se rotulam, lembra aquele velho ditado: “Juntar a fome com a vontade de comer”. Não é novidade. O rentismo sempre foi comparsa da oligarquia rural. Dois setores reacionários, entreguistas, terrivelmente antipovo. Nocivos à República.
ESTÁ REGISTRADO
Os fatos reforçam as suspeitas da sociedade quanto ao desprezo do sistema financeiro e do agro à democracia e a soberania nacional. As investigações apontam o financiamento do latifúndio nos atos golpistas, enquanto o presidente do Bradesco, Marcelo Noronha, defendeu a intervenção dos EUA no Brasil com a aplicação da Lei Magnistky contra ministros do STF.
ESTADO PALESTINO
A atitude da grande maioria dos países presentes na Assembleia da ONU, de se retirar e deixar o plenário vazio na fala do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, reafirma o repúdio mundial ao genocídio promovido pelos sionistas em Gaza, com ajuda dos EUA e da Europa. Crime contra a humanidade. Mais de 140 nações apoiam a criação do Estado Palestino.