COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
REGIME FECHADO
Em momento de duro embate entre a democracia e o fascinazismo, a civilidade e a barbárie, é fundamental que Bolsonaro, condenado por liderar conspiração para golpe de Estado, passe um tempo preso em regime fechado, para mostrar à sociedade que o crime não compensa. Se ficar só em prisão domiciliar, será grande decepção nacional. Fragiliza a institucionalidade.
SABE DRAMATIZAR
Com todo respeito ao ex-ministro José Dirceu, um dos políticos mais preparados e hábeis do campo progressista, não parece ser de bom alvitre já admitir prisão domiciliar para Bolsonaro, em vez de regime fechado, antes mesmo de um médico nomeado pelo STF confirmar que o estado de saúde dele assim exige. O Brasil sabe o quanto o ex-presidente é dramático.
QUE VERGONHA!
Ao condecorar o governador Tarcísio de Freitas, bolsonarista raiz, uma das vozes que atacaram as urnas eletrônicas e ferrenho defensor de anistia aos golpistas, o TRE-SP só faz confirmar a triste declaração do condecorado, de que a Justiça no Brasil não merece confiança. Sem falar no apoio ao tarifaço. Há algo de podre no regional paulista. O CNJ não pode ficar omisso no caso.
É INCONCEBÍVEL
Os juízes do TRE-SP têm o direito de gostar do bolsonarista Tarcísio, querer vê-lo reeleito ou candidato a presidente, mas diante da declaração do governador - “eu não acredito na Justiça” - não poderiam jamais condecorá-lo. Desmoraliza o Judiciário, afronta o Estado democrático de direito, desafia o TSE que cassou Bolsonaro e o STF que o condenou junto com auxiliares.
DEMOCRACIA SOCIAL
Dados da nova pesquisa Quaest, de que 79% da população aprovam a isenção do IR para até R$ 5 mil/mês e taxação para quem ganha R$ 1,2 milhão/ano, projeto de iniciativa do governo, e que 52% são contra redução das penas para os golpistas, confirmam o acerto da democracia social e ajudam a explicar o motivo de Lula ser o grande favorito à reeleição. Axé, Brasil.