COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
ISTO MESMO
Lula acerta quando diz que o candidato da extrema direita em conluio com a direita dita liberal será mesmo Tarcísio, com apoio de Bolsonaro, pois já se comprometeu em, caso seja eleito, indultar o ex-presidente, o que é inconstitucional. Não cabe indulto presidencial para crime contra a democracia. Hoje, são remotas as chances de o governador paulista se eleger.
VOTOU CONTRA
Só para lembrar, Roberto Barroso, que anunciou a antecipação da aposentadoria - poderia seguir no STF até 2033 -, indicado por Dilma em 2013, está entre os seis ministros que em 2018 votaram contra o habeas corpus preventivo que impediria o então juiz Sérgio Moro de condenar e prender Lula sem apresentar nenhuma prova objetiva.
SÓ COINCIDÊNCIA?
Para quem acredita em coincidência na geopolítica, vale a versão oficial. Justamente quando os EUA se movimentam para a “guerra do Caribe”, como chamam, para saquear as reservas de petróleo da Venezuela, maiores do mundo, María Corina Machado, liderança da violenta oposição de direita venezuelana, ganha o Nobel da Paz. No ocaso, o imperialismo exacerba.
PARA REGISTRO
O “Jornalismo Canalha” da mídia corporativa se evidencia mais uma vez ao afirmar que a ganhadora do Nobel da Paz 2025, María Corina Machado, é líder da oposição a Maduro. Nada disto, a questão não é pessoal, ela faz parte da liderança da oposição de direita que usa mercenários e milicianos para sabotar o projeto bolivariano, a autodeterminação do povo venezuelano.
FAZ DESACREDITAR
A manchete da Folha desta sexta-feira - “Nobel da Paz frustra Trump e premia María Corina Machado” - causa aquela triste sensação do desacreditar em tudo. Pela história, trajetória e, principalmente, práticas recentes, o presidente dos EUA não poderia nem sequer ser imaginado para o prêmio, quanto mais cotado. A vencedora também não é tão pacífica assim.