COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
ESTÁ PISCANDO
Expectativa nacional. Os embargos de declaração de Bolsonaro já foram apreciados pela 1ª Turma do STF e agora ele pode ser preso a qualquer hora. Resta saber se continuará em prisão domiciliar, como tem tentado, desesperadamente, vai para a Papuda ou outra cadeia. O ex-presidente está piscando, que nem árvore de Natal. Pode passar o Réveillon no xilindró.
SÓ PROSELITISMO
Embora os embargos de declaração sirvam legalmente para tirar dúvidas, destacar contradições e omissões no acórdão, sem alteração na sentença, a defesa de Bolsonaro preferiu usar para, de novo, questionar a suspeição do ministro Alexandre de Moraes, matéria vencida no STF. Sem ter e nem saber o que dizer, os advogados preferiram fazer proselitismo político.
CRIME GRAVÍSSIMO
Vale lembrar que Bolsonaro foi condenado e deve ir para a cadeia não porque se apoderou indevidamente de joias da União, falsificou carteira de vacinação e deixou milhares de brasileiros morrerem à mingua na pandemia, entre outras delinquências. Ele cometeu um crime ainda mais grave para a vida em sociedade, para a democracia, que é a tentativa de golpe de Estado.
FERA FERIDA
Coerente com a realidade, a análise do jornalista Pepe Escobar, de que o imperialismo deve intensificar ainda mais os ataques ao Sul global, como resposta às derrotas geopolíticas para a China e Rússia. Pura realidade. Os EUA estão no desespero, como fera ferida, perante o ocaso da hegemonia mundial que exercem desde o fim da II Guerra e o avanço do Brics.
POSSÍVEL, SIM
O tornado que atingiu o Paraná na sexta-feira, justamente quando já ocorriam as atividades preliminares da COP30, aberta oficialmente hoje, reforça a necessidade de o mundo concentrar esforços, urgentemente, na busca por ações concretas capazes de conter a crise climática. A posição do Brasil na conferência é desenvolvimento sem devastação. Isto é possível, sim.
