Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

MOSTRAR AVANÇOS

A COP30, conferência climática da ONU, que oficialmente será aberta na segunda-feira, em Belém, mas na prática já começou, pois muitas lideranças globais já estão no Pará, coloca o país e o presidente Lula no centro das atenções internacionais. Uma boa oportunidade para mostrar ao mundo o quanto a democracia social tem feito bem ao Brasil e aos brasileiros.

 

VÃO ENLOUQUECER

Para matar de raiva a extrema direita, ou seja, os bolsonaristas, o Centrão, as delinquentes bancadas da bala, do boi e da bíblia. Como bom estadista e hábil político que é, a tendência é Lula centralizar os holofotes globais na COP30. Se evitar o improviso e, caso tenha de improvisar, medir bem as palavras, o presidente brasileiro vai deitar e rolar na conferência do clima da ONU.

 

INIMIGA AMBIENTAL

A extrema direita, quer dizer, o ultraliberalismo fascinazista, degeneração medonha do capitalismo, nunca gostou nem de debater a questão climática e, pior ainda, aceitar medidas de proteção ambiental. Fica furiosa e ameaça logo partir para a ignorância. Daí a ausência de Trump na COP30 e os ataques bolsonaristas ao evento. A acumulação é inimiga da preservação.

 

FATOR BRICS

A ausência de Putin (Rússia) é compreensível, pois enfrenta ordem de prisão do TPI (Tribunal Penal Internacional) e a de Trump (EUA) também por ser assumidamente defensor da destruição ambiental, mas Xi (China) não poderia faltar à COP30. Alegar agenda é conversa fiada. A questão climática é decisiva para a afirmação do multilateralismo tão defendido pelo Brics.

 

AÇÕES PRÁTICAS

Certeira, a posição de Lula em cobrar que a conferência mundial do clima avance da teoria para a prática. Realmente, até agora os eventos têm gerado bons debates, aprovado medidas produtivas para o meio ambiente, tão ameaçado pela ganância do grande capital, mas de concreto quase nada. Os países que mais poluem são os que mais boicotam. Como fazem os EUA.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE