Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

AINDA LONGE
Inegavelmente, o Brasil deu um grande passo na afirmação da democracia ao, pela primeira vez na História, condenar e prender golpistas. Mas, ainda está longe de punir os donos do dinheiro que promovem golpes bilionários para enriquecer ainda mais. Vide Lemann, Telles e Sicupira das Americanas, Vorcaro, Zettel, Tanure e Mansur no escândalo Master. Casos mais recentes.


TEM PREVALÊNCIA
A relação é de mão dupla, mas na maioria das vezes a economia (infraestrutura) molda a política (superestrutura). No capitalismo, quem manda é o capital. Hoje, ganha força no país a noção de que quebrar as regras institucionais não será mais tolerado, porém, a institucionalidade ainda é, majoritariamente, ultraliberal, daí as ameaças e ataques à democracia social.  


NÃO COMBINAM
A consolidação e o aperfeiçoamento do Estado democrático de direito exigem a prevenção, o combate e a punição de todos os atos e culpados por fraudes e violências contra a ordem constituída, seja de caráter político, econômico ou qualquer outro. A civilidade é incompatível com a impunidade dos crimes cometidos pelas elites na economia. Ofende o interesse público.


MERO SUBPRODUTO
Queridinho do mercado, apoiado pelo Centrão e a mídia corporativa, o governador Tarcísio de Freitas (PR) está “entre o inseto e a inseticida”. Foi obrigado a retirar o apoio a Flávio e manter a pré-candidatura à presidência. Mas, sobrevive eleitoralmente sem Bolsonaro? Afinal, é um subproduto bolsonarista. Corre risco de ficar sem nada. Nem São Paulo e nem o Planalto.


PARA DESPERTAR
O caso da Groelândia, independentemente se Trump vai mesmo ou não tomar na tora da Dinamarca, serve para fazer a Europa ao menos questionar o papel de submissão plena aos EUA. O conflito expõe as rachaduras, cada vez maiores, no coração do imperialismo. A autodeterminação dos povos e o multilateralismo são vitais para garantir a civilidade em nível global.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE