Notícia

[Atos virtuais marcam Dia da Consciência Negra ]

Atos virtuais marcam Dia da Consciência Negra

Postado dia: 19/11/2020 - 17:23

Diferentemente dos outros anos, os atos do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira, 20 de novembro, serão feitos virtualmente em decorrência da pandemia de Covid-19. A data relembra a história de luta do povo negro e foi escolhido por conta da morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos mais importantes da resistência negra no Brasil e da libertação dos escravos, em 1695.


A CTB realiza a live cultural, às 19h, nomeada de Canto ao Almirante, um grito de liberdade, no canal da Central  dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Youtube. Na oportunidade, será feita homenagem ao marinheiro João Cândido (1889-1969), o “almirante negro” da música de João Bosco e Aldir Blanc, que liderou a revolta da Chibata em 1910. 


Já a categoria bancária, vai se mobilizar pelas redes sociais, a partir das 12h, com a hashtag #VidasNegrasImportam, para denunciar a discriminação racial, que ainda tanto prejudica a população negra em várias esferas sociais, como no mercado de trabalho. 


O grupo Performáticos Quilombo também promove apresentação marcada para às 19h, no Youtube. Para completar a lista de celebrações, no Salvador Shopping, acontece a exposição fotográfica, com imagens representativa aos “222 anos da Revolta dos Búzios na Bahia.