Notícia

[Abertura de capital do banco digital da Caixa será levada ao BC]

Abertura de capital do banco digital da Caixa será levada ao BC

Postado dia: 19/11/2020 - 15:52

A direção da Caixa está empenhada em apressar a venda das subsidiárias da instituição financeira e avança no processo rumo à privatização. O presidente da empresa, Pedro Guimarães, informou recentemente que deve encaminhar o pedido de abertura de capital do banco digital ao Banco Central ainda este mês.


Sem nem ao menos ter sido criado, o banco digital já tem o nome de quem vai presidi-lo. A área será entregue a vice-presidente interina de logística e operações da instituição, Thays Cintra Vieira. Outro plano do presidente do banco para privatização é oferecer como atrativo da plataforma o microcrédito anunciado pelo governo como forma de substituir o auxílio emergencial, já que vai disponibilizar no mínimo, R$ 10 bilhões nesta nova linha de crédito.


A troca do auxílio emergencial por crédito a juros deixará 54,2 milhões de brasileiros desassistidos, principalmente os beneficiários do Cadastro Único. Neste grupo está o público-alvo de Guimarães para oferecer empréstimo, em vez de assistência. Mas, o real objetivo da direção da Caixa é somente apressar a venda do banco digital.