Notícia

[Live musical da CTB no Dia da Consciência Negra]

Live musical da CTB no Dia da Consciência Negra

Postado dia: 20/11/2020 - 10:00

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira, 20 de novembro, a CTB realiza uma live musical Canto ao Almirante, um grito de liberdade, em homenagem a João Cândido, líder da Revolta da Chibata. A live, que será transmitida no canal da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, às 19h, acontece no Teatro Raul Seixas e tem o apoio do Sindicato dos Bancários da Bahia. 


Serão duas horas de show com os artistas Robherval Santos e Vanessa Borges. O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, e secretária da Igualdade Racial da central Mônica Custódio, também participam do evento virtual. 


Para Adilson Araújo, 20 de novembro é o dia de celebrar as conquistas da população negra e denunciar o racismo estrutural no Brasil que tira muitas vidas. “Nesta pandemia a população negra foi a mais vitimada. É preciso lutar para mudar essa realidade perversa”, frisou o sindicalista.
História
Faz 51 anos que João Cândido faleceu após ser perseguido a vida inteira pelo Estado brasileiro por lutar contra os maus-tratos na Marinha brasileira. A violência física vitimava os marinheiros, em sua maioria negros. Em 1910 explodiu a revolta. A CTB relembra o legado do Mestre Sala dos Mares, nomeado assim pelo compositor Aldir Blanc no samba homônimo.

 

Com informações do Portal CTB