Caixa precisa valorizar trabalho dos empregados

O trabalho dos empregados da Caixa precisa ser valorizado pela direção da empresa. Na pandemia de Covid-19, os trabalhadores do banco público foram responsáveis pelo pagamento dos benefícios emergenciais para mais de 120 milhões de brasileiros em nove meses, sendo que só do auxílio foram mais de 67 milhões de pessoas atendidas. 


A campanha do movimento sindical tem o objetivo de defender os empregados da Caixa e mostrar para a população a importância dos trabalhadores que atuam na linha de frente do atendimento. Mas, enquanto reforçam o papel social da instituição financeira, os bancários lidam com as cobranças desumanas da direção do banco e com as tentativas do governo Bolsonaro privatizar a estatal, a exemplo da MP 995 e a criação do banco digital. 


São submetidos às metas abusivas, às jornadas exaustivas de 10 ou 12 horas por dia, que resultam em adoecimento, e estão sobrecarregados. Sem falar que o déficit de cerca de 20 mil empregados só piora as condições de trabalho para todos. Situação que compromete a qualidade de atendimento à sociedade e que foi agravada após o último PDV (Programa de Demissão Voluntária). 


Contratar novos trabalhadores, especialmente os aprovados no concurso público, é fundamental para amenizar a sobrecarga de trabalho na Caixa. Por isso, a mobilização da campanha nacional das entidades representativas é por mais respeito, valorização e reconhecimento aos empregados que estão expostos à contaminação no dia a dia nas agências. Ainda cobram contratações e defendem o banco 100% público da sanha privatista do governo.