Aposentados da Caixa não têm muito a comemorar

Neste domingo, 24 de janeiro, é o Dia Nacional dos Aposentados no Brasil. No entanto, para muitos, como é o caso dos assistidos pela Funcef, não existem motivos para comemorar. Na verdade, é uma data para relembrar a luta pelos direitos ameaçados. 


Para ficar claro, um empregado aposentado da Caixa tem 40% da renda mensal comprometida com pagamento de dívidas. Sem falar que cerca de 20% do salário é direcionado para o pagar os equacionamentos da Fundação, o que significa que quase 97% pagam, em média, R$ 1,6 mil por mês.


Na prática, os 40% restantes do rendimento recebido acabam sendo insuficientes para os gastos essenciais, como moradia, alimentação, remédios, entre outros, de acordo com a pesquisa Realidade dos Trabalhadores da Caixa.  

Diante disso, os aposentados do banco e participantes da Funcef enfrentam dificuldades para conseguir cumprir com os gastos mensais e aproveitar o descanso. Ainda lidam com outros problemas, a exemplo da retirada da margem consignável e da resolução 30 do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar).