Notícia

[Mais de 116 milhões estão sem acesso pleno à comida]

Mais de 116 milhões estão sem acesso pleno à comida

Postado dia: 14/10/2021 - 11:56

Um triste número que só piora, diante da ineficiência do governo Bolsonaro em socorrer os mais necessitados. Pesquisa da Rede Pessan (Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar) revela que 55,2% dos lares convivem com a insegurança alimentar. Em números, 116,8 milhões de brasileiros não têm acesso pleno e permanente aos alimentos.


De acordo com o levantamento, 43,4 milhões de lares não contam com alimentos em quantidade suficiente e estão em insegurança alimentar moderada ou grave. Outros 19,1 milhões passam fome, literalmente. O Nordeste é a região mais afetada. O índice de insegurança alimentar ficou acima dos 70%. Depois aparece o Norte, com 60%. 


A fome também possui gênero, raça e grau de escolaridade. A insegurança alimentar atinge 11,1% dos domicílios chefiados por mulheres, contra 7,7% quando a pessoa de referência é homem. Nas residências habitadas por pessoas pretas e pardas, a fome está em 10,7%, contra 7,5% entre pessoas de cor/raça branca. Em 14,7% dos lares em que a pessoa de referência não tem escolaridade ou possui ensino fundamental incompleto passam fome, enquanto as que possuem ensino médio completo em diante, cai para 4,7%.