Empregados aprovam proposta do Saúde Caixa

Foi uma participação em massa, com quase 800 votos, e depois de dois dias de assembleia, nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/10), a proposta do modelo de gestão e custeio do Saúde Caixa foi aprovada pelos empregados da base do Sindicato dos Bancários da Bahia com 97,11% dos votos. Outros 2,51% foram contrários e 0,38% se abstiveram.


Com o resultado amplo em favor da proposta, estão mantidos os princípios básicos do plano: mutualismo, solidariedade e pacto intergeracional, conquistados no Acordo Coletivo de 2004, após intensa mobilização dos empregados. 


Também está garantida a participação do banco no custeio das despesas assistenciais e administrativas limitada a 70% do montante ou ao teto de 6,50%, o que for menor. A aceitação da proposta é uma vitória, porque o atual modelo do convênio médico que garante assistência à saúde de milhares de bancários estava ameaçado. 


O Saúde Caixa era alvo de ataques da instituição financeira, que queria instituir cobrança individualizada e faixa etária para os empregados da  ativa e aposentados. Na prática, quebrava a solidariedade da assistência médica e encarecia a cobrança apenas para um grupo de empregados que está na faixa etária maior e que usa mais o plano de saúde.