MPT destaca a importância dos sindicatos 

Para dar destaque à importância dos sindicatos na defesa e ampliação dos direitos dos trabalhadores, o MPT (Ministério Público do Trabalho) promove neste mês a campanha Maio Lilás 2022. O tema é Sindicato pra quê? Para fortalecer você!


Durante o mês, os trabalhadores poderão conhecer mais sobre as ações das entidades sindicais para a conquista de direitos sociais e trabalhistas, garantidas em lei. São muitos os exemplos, como limitação da jornada de trabalho, 13º salário, férias remuneradas, descanso semanal remunerado, adicionais salariais, como hora-extra, noturno, insalubridade e periculosidade, além do direito à aposentadoria.


A valorização das boas práticas dos sindicatos, mostrando direitos conquistados através da negociação coletiva, a exemplo dos aumentos salariais, participação nos lucros, planos de saúde, são o foco do Maio Lilás. 


Cerca de 70% dos trabalhadores não sabem que apenas o salário mínimo tem reajuste automático por lei. Os demais dependem da atuação do sindicato para terem reajuste ou aumento salarial.