Notícia

[Minuta específica é entregue ao Santander]

Minuta específica é entregue ao Santander

Postado dia: 14/06/2022 - 14:19

A minuta de reivindicações do Santander, com o acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, foi entregue ao banco nesta terça-feira (14/06). O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, participou. 


O documento foi aprovado no encontro nacional, realizado na última quinta-feira (09/06), e agora será analisado pela empresa. A pauta contém três moções de repúdio contra as práticas da empresa que prejudicam os trabalhadores, com uma de autoria do SBBA e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, sobre os descumprimentos das decisões judiciais que determinam a reintegração de funcionários demitidos. 


Os funcionários desejam trabalhar em um ambiente saudável, sem pressão por metas abusivas, e sem medo de perder o emprego. Outra reivindicação é por mais contratações, para diminuir a sobrecarga de trabalho. 


Temas como atenção à saúde, reajuste justo nas bolsas de graduação e pós-graduação e melhores condições de trabalho também estão incluídos na pauta específica. 

Demissões no Santander

Nem no dia da entrega da minuta, o Santander poupou os trabalhadores. Nesta terça-feira, diversos GA (Gerente Administrativo) por todo país foram demitidos, com dois desligamentos em Salvador.


O diretor Adelmo Andrade denunciou que algumas agências pretendem virar lojas, como a do Comércio, que retira a função de caixa. O banco ficou de rever a postura, que demite pessoas, além de sucatear o atendimento de outras unidades.