Santander vai alterar nomenclaturas dos cargos

A partir de maio, as nomenclaturas dos cargos no Santander serão modificadas

A partir de maio, as nomenclaturas dos cargos no Santander serão modificadas. A revisão foi anunciada durante reunião entre membros da COE (Comissão de Organização dos Empregados) e o RH do banco e outra entre funcionários e o presidente do Santander, Mario Roberto Opice Leão, nesta quarta-feira (22/03).


O Santander informou que não haverá alteração salarial e as alterações têm o objetivo de dinamizar e agilizar as decisões, assim como alcançar mais horizontalidade. No entanto, o movimento sindical acredita que isto só acontecerá se forem acompanhadas da revisão de processos internos e a valorização das pessoas. 


A COE deixou claro que vai acompanhar de perto as mudanças para verificar se terão outros impactos para os trabalhadores. O banco espanhol vai enviar comunicado institucional e individual para cada funcionário detalhando as alterações. O diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade, participou da reunião. 

 

Novas nomenclaturas de cargos do Santander 

Especialista - Cargos sem gestão de pessoas. Serão subdivididos em quatro segmentos (1, 2, 3 e 4)
Exemplos de cargos atuais que serão inseridos nesta nova nomenclatura: Analistas em geral, gerentes de contas e de relacionamento

Líder - Fazem gestão de equipes e as mobilizam
Exemplo de cargos: gerentes-gerais e gerentes administrativos

Head - Definem e direcionam estratégias, e formam novos líderes
Exemplo: Superintendentes

Sócio - Tomam as decisões
Exemplos: Diretores, vice-presidentes e presidente