Erradicação da fome é dever social

O compromisso de erradicar a fome no Brasil até 2026 foi reafirmado como uma prioridade absoluta pelo governo, evidenciando que a fome é, na mais profunda essência, consequência de escolhas políticas erradas.

Por Camilly Oliveira

O compromisso de erradicar a fome no Brasil até 2026 foi reafirmado como uma prioridade absoluta pelo governo, evidenciando que a fome é, na mais profunda essência, consequência de escolhas políticas erradas.

 


Ao longo dos últimos anos, no governo Bolsonaro, milhões de brasileiros retornaram à insegurança alimentar, vítimas de uma política pública que favoreceu barbaramente a concentração de riqueza e deixou a população mais vulnerável desamparada. Corrigir estas falhas é um dever ético e social que deve ser assumido pelo Estado.

 


A fome no Brasil não é causada pela escassez de alimentos, mas pela desigualdade e pelo acesso limitado aos recursos necessários. Ao apontar que o país tem capacidade para produzir o suficiente para todos, o presidente Lula destacou a importância de políticas que garantam a distribuição equitativa de renda e o fortalecimento dos programas sociais. O problema não está na produção, mas em como as decisões econômicas moldam a exclusão dos mais pobres, perpetuando um ciclo de miséria que pode ser quebrado com vontade política.

 


A agenda de combate à fome até 2026 é uma demonstração de que é viável transformar o Brasil em uma nação mais justa. Com programas sociais voltados para quem mais precisa, o governo busca não apenas superar a fome, mas também reconstruir a dignidade de milhões de brasileiros.