O povo na rua no dia da Independência do Brasil

Além de histórico, este ano será carregado de simbolismo, diante da fase conclusiva do julgamento da trama golpista, que tem Bolsonaro como líder da conspiração. 

Por Itana Oliveira

No domingo, 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, os setores progressistas que apoiam o projeto de democracia social ocupam as ruas do país para defender a soberania nacional. Além de histórico, este ano será carregado de simbolismo, diante da fase conclusiva do julgamento da trama golpista, que tem Bolsonaro como líder da conspiração. 

 

As conquistas sociais ganham destaque nas comemorações pelo 7 de setembro,  afinal o atual governo tirou mais uma vez o país do mapa da fome e atingiu o recorde na redução da taxa de desemprego. Outra pauta em questão será a resposta nacional frente aos ataques de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e a taxação de produtos brasileiros. 

 

Em 2022, no dia da Independência do Brasil, milhares de apoiadores de Jair Bolsonaro foram às ruas e o ex-presidente, como de costume, atacou as instituições democráticas em um ensaio do que seria a tentativa de golpe futuro.

 

As manifestações acontecem em 19 estados do Brasil e no Distrito Federal. Na Bahia, os atos serão em Salvador, no bairro do Campo Grande, a partir das 9h.