Menos tela, mais aprendizados
Com menos tempo diante das telas, professores relatam maior participação nas aulas, fortalecimento das interações presenciais e melhora no rendimento escolar.
Por Julia Portela
O estudo TIC Kids Online Brasil 2025, divulgado em São Paulo, revelou queda no uso de internet por crianças e adolescentes de 9 a 17 anos nas escolas, passando de 51% ano passado para 37% neste ano. A redução está diretamente ligada à adoção de políticas que restringem o uso de celulares em sala de aula, medidas que, segundo especialistas, já apresentam impactos positivos no comportamento e na capacidade de concentração dos estudantes.
Com menos tempo diante das telas, professores relatam maior participação nas aulas, fortalecimento das interações presenciais e melhora no rendimento escolar. A diminuição da dependência digital também contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais, essenciais para a formação crítica e para a construção de vínculos reais dentro da comunidade escolar.
Além da queda no acesso à internet durante o período escolar, o levantamento mostra redução no uso de redes sociais entre os mais jovens, retomando níveis anteriores à pandemia. A mudança indica um avanço na busca por equilíbrio entre tecnologia e aprendizado, resgatando o valor do conhecimento construído por meio da escuta, da leitura e do convívio coletivo.
