Seminário debate os desafios da comunicação alternativa na América Latina
Para discutir caminhos, fortalecer redes e impulsionar a integração regional, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realiza, nos dias 28 e 29 de novembro, em Salvado, o 2º Seminário Internacional de Comunicação para a Integração. As inscrições terminam neste sábado (22/11).
Por Ana Beatriz Leal
Em um cenário marcado pela concentração das big techs, pela crescente influência de algoritmos e pela disputa acelerada por narrativas no ambiente digital, a comunicação alternativa enfrenta grandes desafios. Para discutir caminhos, fortalecer redes e impulsionar a integração regional, o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé realiza, nos dias 28 e 29 de novembro, em Salvado, o 2º Seminário Internacional de Comunicação para a Integração. As inscrições terminam neste sábado (22/11) e podem ser feitas AQUI.
O evento, que acontece de forma presencial e remota, reúne comunicadores, coletivos de mídia, movimentos sociais, pesquisadoras e ativistas de mais de 10 países da América Latina e do Sul Global.
Com apoio do Sindicato dos Bancários da Bahia e do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), o seminário se propõe a ser um espaço estratégico em meio a um ambiente digital profundamente transformado.
As mídias populares e independentes enfrentam hoje obstáculos que vão desde o domínio das plataformas privadas sobre o fluxo de informações até a redução do alcance orgânico, a precarização da produção de conteúdo e o avanço de campanhas coordenadas de desinformação.
A programação inclui debates sobre juventude e comunicação na América Latina, experiências de referência da comunicação contra-hegemônica, estratégias de cooperação informativa no Sul Global e os impactos políticos e sociais do poder das grandes plataformas tecnológicas. Haverá ainda uma oficina direcionada a mídias independentes, comunitárias e populares, além de espaços de troca entre comunicadores, organizações e movimentos de diversos países.
