Ecologizar a política e politizar a ecologia
Será nesta quinta-feira (27/11), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, o debate sobre ecologia, política e sociedade, temas do livro Recriar as práticas políticas: construir uma sociedade decente, de Beraldo Boaventura
Por Ney Sá
Será nesta quinta-feira (27/11), no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, o debate sobre ecologia, política e sociedade, temas do livro Recriar as práticas políticas: construir uma sociedade decente, de Beraldo Boaventura. Na obra, que será apresentada durante o evento, o autor apresenta uma reflexão profunda sobre os erros históricos da organização social e política, e alerta para a necessidade de criar alternativas práticas para superá-los. Segundo Beraldo, ex-presidente do Sindicato dos Bancários e ex-deputado federal, “as regras da vida social, nesse mundo patológico, precisam de várias e substantivas mudanças, mas os métodos da mudança não podem ser os da barbárie”.
Entre as novas abordagens está ecologizar a política e politizar a ecologia. “A emergência dos riscos climáticos trouxe a exigência de abordagens ambientalistas e sistêmicas, ecológicas, que precisam se estender às práticas políticas”, afirma o autor. Para iniciar o debate, que convida a uma opção ética compartilhada para reconstruir a prática política voltada para o bem comum, foram convidadas Iaraci Dias e Déborah Irineu. Iaraci é ambientalista, diretora de Estudos e Pesquisas Ambientais, da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental na Secretaria do Meio Ambiente da Bahia, porta voz nacional da Rede Sustentabilidade. Déborah Irineu é educadora, Secretária Estadual de Formação do PCdoB-Bahia e Diretora de Imprensa da APLB-Sindicato.
