Brasil tem 6º maior crescimento do G20

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) colocam o Brasil na sexta posição entre os membros do G20 que mais cresceram no segundo trimestre de 2025.

Por Itana Oliveira

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) colocam o Brasil na sexta posição entre os membros do G20 que mais cresceram no segundo trimestre de 2025. O grupo é o principal fórum de cooperação econômica internacional, formado pelos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e União Europeia. 


A avaliação foi realizada com base nas informações de 16 países que já tornaram público o desempenho do PIB referente ao mesmo intervalo, o trimestre encerrado em junho. Considerando tanto o acumulado dos últimos 12 meses quanto a comparação com o segundo trimestre de 2024, o Brasil ocupa a sexta posição no ranking.


O PIB brasileiro já acumula 3,2%. Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 2,2%. Na passagem de um semestre para o outro, no entanto, a expansão foi de 0,4%, o que representa desaceleração, no entanto, continua a crescer. 


Especialistas afirmam que a retração é consequência da taxa de juros imposta pelo Banco Central, atualmente de 15% ao ano, que reduz o poder de compra do brasileiro.