Rotina exaustiva destrói famílias

Com apenas um dia de folga, muitas vezes no domingo, resta pouco tempo para conviver com a família, cuidar da saúde, praticar atividades físicas ou simplesmente descansar de forma adequada.

Por Redação

Trabalhar seis dias e descansar apenas um. Essa é a chamada escala 6x1, ainda comum em muitos setores, cada vez mais criticada pelos impactos físicos, mentais e sociais aos trabalhadores. A jornada impede o cidadão de ter uma vida equilibrada.

 

 

Com apenas um dia de folga, muitas vezes no domingo, resta pouco tempo para conviver com a família, cuidar da saúde, praticar atividades físicas ou simplesmente descansar de forma adequada. Em lares com filhos, o descompasso é maior. Exaustão da rotina, muitos pais acabam cedendo às telas e o contato tão necessário, as brincadeiras são deixados de lado. 

 

 

Estudos sobre saúde laboral e produtividade mostram que longas jornadas reduzem a eficiência e aumentam os casos de burnout, depressão e afastamentos. Segundo o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Augusto Vasconcelos, a escala 6x1 perdeu sentido em um mundo onde a eficiência já é amplamente potencializada pelos recursos tecnológicos. Para ele, é hora de fazer com que o progresso sirva às pessoas e não o contrário.