Conferência da igualdade racial reúne milhares de pessoas em Brasília

O evento teve como objetivo principal a formulação de políticas públicas voltadas à superação das desigualdades raciais, ao enfrentamento do racismo e à promoção de um desenvolvimento socioeconômico justo, que considere as marcas históricas que a população negra carrega.

Por Itana Oliveira

Iniciada na segunda-feira (15/09), encerra hoje (19/09) a 5ª edição da Conapir (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial), em Brasília, reunindo cerca de duas mil pessoas, entre delegados eleitos, convidados e observadores. Com o tema “Igualdade e democracia: reparação e justiça racial”, o evento teve como objetivo principal a formulação de políticas públicas voltadas à superação das desigualdades raciais, ao enfrentamento do racismo e à promoção de um desenvolvimento socioeconômico justo, que considere as marcas históricas que a população negra carrega.

 

Durante a conferência foram debatidas 740 propostas oriundas de encontros municipais, estaduais e regionais, refletindo a ampla mobilização social em torno da pauta. A edição prestou homenagem à ex-ministra Luiza Helena de Bairros, referência na luta por igualdade racial no Brasil. Além disto, marcou os 30 anos da Marcha de Zumbi dos Palmares, realizada em 1995, e os 20 anos da primeira Conapir.

 

Jerônimo Silva, diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, marcou presença representando o movimento sindical na luta por justiça racial.