COLUNA SAQUE

Postado: 20/09/2022 - 09:23

POSSIBILIDADES
Se a pesquisa Ipec divulgada na segunda-feira(19) foi ruim para Bolsonaro (31%), por apontar a vitória de Lula (47%) já no 1º turno, a do Datafolha, que sai na quinta-feira(22), pode ser ainda pior, devido o intenso desgaste sofrido pelo presidente nos últimos dias, como a estúpida conduta eleitoreira em Londres, e os reflexos das novas alianças firmadas por Lula.

 

DESVIO
A insistência de Bolsonaro em querer levar a discussão da campanha eleitoral para o campo da moral, dos costumes e da religiosidade visa esconder o fracasso econômico, político e social do governo: desemprego desesperador, inflação descontrolada, carestia, metade da população passando fome e muita violência. Não em vão Lula é líder absoluto.

 

ESTUPIDEZES
É óbvio que os absurdos cometidos por Bolsonaro em Londres, no funeral da rainha Elizabeth, como fazer comício na sacada da Embaixada brasileira e cumprimentar o novo rei dando risada em um momento de dor da família real, só agradaram os seguidores fanáticos. No mundo todo, a repercussão foi a pior possível. No Brasil, a oposição entrou com ações na Justiça.

 

FARSAS
A matéria da Folha, afirmando que o site bolsonarista Folha do Brasil pagou R$ 1.100,00 para o publicitário Beto Viana, dia 13 de abril de 2020, fazer uma pergunta no “cercadinho” e criar a oportunidade de o presidente responder “eu não assisto a Globo”, comprova que Bolsonaro e o governo foram eleitos e só se mantêm com fake news. Duas farsas.


REALISMO
Merecem reprodução duas respostas dadas pelo professor de Ciência Política da Universidade Harvard, Steven Levitsky, autor, junto com o colega Daniel Ziblatt, do livro “Como as democracias morrem”, no programa Roda Viva, segunda-feira(19): “O melhor caminho é tirar Bolsonaro no 1º turno” e “3ª via agora é arriscado”. Bem realista.