Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

ALÉM
Em nível internacional e, acima de tudo, no Brasil, um dos grandes desafios da atualidade é construir instituições com dinâmica republicana, para ajudar a formar sociedade efetivamente comprometida com o Estado democrático de direito, com o respeito às regras, às garantias individuais, com as liberdades e a justiça. Isto vai bem além de Lula e do PT.

 

PERIFERIA
A impunidade que desfrutam os responsáveis pelo golpe de R$ 20 bilhões nas Americanas - Jorge Lemann, Marcel Telles e Alberto Sicupira - reflete o caráter impiedoso e destruidor do poder econômico sobre a legalidade, geralmente com impacto negativo no conjunto da sociedade. Não respeita as leis. No capitalismo periférico então..., uma imoralidade.

 

DOMÍNIO
Lemann, Sicupira e Telles agora alegam que não sabiam do rombo nas Americanas. Se houver vontade política, a Justiça pega os três. Basta recorrer à teoria “Do domínio dos fatos”, segundo a qual a pessoa é responsável por tudo que acontece onde comanda, usada em 2005, no Mensalão, para forjar prisões, mesmo sem provas materiais. Repete a dose.

 

COLARINHO
O rentismo deixou ainda mais difícil a prisão dos bandidos do capital, antigamente chamados de “colarinho branco”. Mais do que nunca, o poder econômico se impõe sobre o Legislativo, o Executivo e a mídia. Controle nefasto. A farsa da Lava Jato, a fraude do impeachment (2016) e a lawfare contra Lula (2018) confirmam. É a negação da República, da democracia.

 

CARIMBADO
É a pura realidade. Agora não há como, internacionalmente, Bolsonaro se livrar do carimbo de genocida. As imagens da crise humanitária envolvendo os yanomamis chocaram o Brasil e o mundo, pois causam indignação a qualquer pessoa que tenha o mínimo de respeito à vida humana. O ultraliberalismo se move pelo fascinazismo.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE