Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

COMPLICAÇÕES
As eleições nas presidências do Congresso preocupam. Na Câmara, embora Arthur Lira (PP-AL) deva se reeleger com apoio da bancada governista, não inspira a menor confiança. No Senado a situação é pior, pois dois candidatos bolsonaristas, Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE), ameaçam a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

 

INDISPENSÁVEL
Para evitar sobressaltos na governabilidade, com repercussão negativa na governança e efeitos nefastos nas políticas públicas, o governo Lula precisa atuar com habilidade e agir com toda a força possível, a fim de evitar a vitória de um bolsonarista para a presidência do Senado e garantir a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Derrotar a extrema direita.

 

EXTEMPORÂNEO
Parece coerente a posição do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, de adiar temporariamente o envio ao Congresso da PEC para mudar o texto do artigo 142 da Constituição, a fim de afastar qualquer interpretação equivocada de que as Forças Armadas seriam o poder moderador da República. Realmente, o momento não parece o mais apropriado.

 

FUGITIVO
Bolsonaro quer visto de turista para permanecer no exterior. O típico comportamento covarde, pois a menos que se torne fugitivo, mais cedo ou mais tarde terá de voltar ao Brasil para responder pelos crimes cometidos, que são muitos. A demora no retorno pode até abrandar a revolta popular contra ele, mas não anula a ação da Justiça. A conta é alta, vai ter de pagar.

 

IMORRÍVEL
Dos EUA, para onde fugiu a fim de evitar a prisão no Brasil, Bolsonaro disse, em ligação de vídeo, que o projeto dele é “imorrível”. Realmente, a História não vai deixar cair no esquecimento os genocídios na Covid e dos yanomamis, o desemprego assustador, os 100 milhões de famintos, a corrupção, o golpismo, o terrorismo e a violência. Tragédia bolsonarista.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE