Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

ORIGEM
O problema está na raiz golpista. Para o linguista norte-americano Noam Chomsky, a tentativa de golpe no Brasil, dia 8 do mês passado, com o ataque aos três poderes, foi “mais organizada” do que a invasão do Capitólio (EUA), em 6 de janeiro de 2021. Sim, o golpismo está na gênesis das elites nativas. Têm experiência. Só respeitam as regras quando é conveniente.

REALINHAMENTO
Preso pela PF, o coronel Eduardo Naime, chefe de Operações da PM-DF nos ataques terroristas do dia 8 de janeiro, é mais um a responsabilizar o Exército pelos atos antidemocráticos. Ele reafirmou que o próprio comando da corporação impediu o desmonte dos acampamentos no quartel general. Vai dar trabalho para realinhar as Forças Armadas à Constituição!

OUTRORA
Cada vez mais concorrida a relação de nomes para tribunais superiores. Este ano o presidente Lula fará duas indicações para o STF, nos lugares de Ricardo Lewandowski, em maio, e Rosa Weber, em outubro, mais duas para o STJ e uma para o TSE. Que os indicados sejam realmente garantistas, comprometidos com o respeito às leis. Para não repetir erros de outrora.

QUALIDADES      
O pessoal identitário quer a indicação de Simone Schreiber, do TRF-2, para substituir Rosa Weber no STF. Uma mulher por outra. A desembargadora é tida como altamente discreta e contra a espetacularização nas ações judiciais. Se indicada, que seja também rigorosa com a interpretação e o cumprimento das leis. Qualidades que reforçariam, e muito, a democracia.

DOLOSAMENTE
O rombo de R$ 43 bilhões nas Americanas não foi culposo, mas sim doloso, “perpetrado por “uma quadrilha que agia de forma uníssona", na convicção do banqueiro Ricardo Lacerda, da BR Partners. Na real. as elites sabem disto, só não reagem por medo de represálias, razões corporativas e boa parte porque é da mesma laia de Lemann, Telles e Sicupira.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE