Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

EXEMPLAR
Grande avanço. A nota divulgada pelo Exército reafirma a conduta exemplar que tem tido o comandante, general Tomás Paiva, ao se comprometer publicamente em pautar as Forças Armadas pela legalidade e legitimidade, como “instituições de Estado, apolíticas, apartidárias, coesas, integradas à sociedade e em permanente estado de prontidão". Que continue assim.

 

NOVIDADE
Como se não bastasse o compromisso de transformar as Forças Armadas, tão usadas por Bolsonaro nas ameaças à legalidade, em instituições apolíticas e apartidárias, o comandante do Exército, general Tomás Paiva, também prometeu acabar as comemorações pelo golpe de 1964 nos quartéis. Atitude inédita, diante da tradição militar brasileira de pouco zelo com a democracia.

 

QUITAÇÃO
Historicamente, as Forças Armadas têm uma imensa dívida com a sociedade brasileira e podem começar a quitar a partir do momento em que se comprometem em respeitar a vontade popular, proteger a democracia e os princípios republicanos. Tomara que as brisas democráticas que hoje sopram sobre o Brasil consigam levar novos ares para a caserna.

 

FASCINAZISMO
O massacre de Sinop (MT), onde dois homens mataram sete pessoas em um bar apenas porque perderam na sinuca, a fala do vereador Sandro Fantinel (Patriotas), de Caxias do Sul (RS), responsabilizando as próprias vítimas pelo trabalho escravo nas vinícolas e os empresários criminosos que culpam o Bolsa Família, mostram o quanto o fascinazismo permanece vivo.

ALVÍSSARAS
Avanços do Estado democrático de direito no Brasil: STF assume o julgamento dos militares que participaram dos atos terroristas, o novo presidente do STM, general Lúcio Mário Góes, diz que o Tribunal existe para julgar crimes militares e não crimes de militares, o CNJ afasta das funções o juiz Marcelo Bretas, por abuso de poder e parcialidade. Axé.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE