Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

FORÇADA
Atos da agenda ultraliberal de Temer e Bolsonaro que o governo Lula está obrigado a anular, emendar ou fazer substitutivo: reforma trabalhista, privatização da Eletrobras, PPI na Petrobras, teto de gastos, liberação de armas, sigilo de 100 anos, entre outros, nocivos à sociedade. Tem o dever de fazer, igual àquela regra básica do jogo de dama: comida forçada.


 
EFETIVAMENTE
Duas observações de personagens de respeito na vida política nacional, que não podem ser desprezadas. “Ministro do STF deve ser escolhido por compromisso com a Constituição”, do jornalista Joaquim de Carvalho. “O governo Lula não pode pegar a fama de que ladra, mas não morde”, feita pelo economista Paulo Nogueira Batista Júnior. Estão com toda razão.


 
FARRA

A notícia de que com Bolsonaro a Petrobras distribuiu dividendos para os acionistas 5,8 vezes mais do que a média dos quatro governos anteriores, aponta um dos motivos de os preços dos combustíveis estarem tão caros no Brasil. O governo Lula tem a obrigação de acabar com a tal PPI (Paridade de Preço de Importação), por ser lesiva ao Brasil e aos brasileiros.


 
LIBERAL
A confirmação, pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), de que Bolsonaro o pediu para “livrar o Brasil do comunismo”, dimensiona a ignorância e a maldade que predominam na extrema direita. Não em vão só sobrevive na mentira, com fake news em massa. O projeto da democracia social de Lula é claramente liberal, de comunista não tem nada.


 
REMÉDIO
Além de adulterar a verdade, um dos males da mentira é fazer com que o mentiroso muitas vezes acabe acreditando no que inventou para se livrar de apuros e se dar bem. Exatamente como acontece com os teleguiados do fascinazismo bolsonarista. Vivem um mundo paralelo, uma bolha guiada pelo ódio, a intolerância e a violência. Doença mundial. A democracia cura. 

 

Relacionadas